... finda a bonança, e chegada a tempestade que cercava, o que resta é abandonar as armas
e retomar a luta ...

quarta-feira, 7 de março de 2012

:::poeta, pesca, confraria e flores:::


hoje estou líquida.
tento fechar-me em copas,
copos...
mas me derramo em quartos e camas.
inundo travesseiros e poemas...
transbordo com as canções.
ainda ontem eu era sólida,
em pensamentos e posturas,
atos e convicções.
na firmeza das idéias,
na certeza das conquistas.
existia.
anteontem fluía etérea.
sem forma ou peso.
sem rumo.
ocupava todos os espaços.
no frescor, sonhava.
hoje estou líquida...
...porque os estados do espírito mudam
com a força - ou ausência - dos ventos.
com a alternância das marés.
com os ciclos da lua.
com o tempo.
é chegada a hora de cortar os cabelos.

paula quinaud
este poema e outros dois
– às seis e para a memória - 
fazem parte do livro Poetas da Confraria
lançado no último 03 de março no Rio de Janeiro.


:::aí eu fui pescada:::

"Navegar nesse mundo digital é preciso! E conhecer novos versadores é essencial. Por isso, a Poeme-se criou a #pescapoetica - uma ação para apresentar ao mundo novos versos, autores e seus blogs.
A idéia é simples. Recebemos indicações poéticas de nossa rede de amigos que vestem poesia, visitamos o blog indicado, damos uma boa olhada nos versos e fisgamos um bem legal para postar na nossa página do Facebook. Lá colocamos o endereço do blog e falamos um pouco sobre o autor.
Já que é uma ação que conta com nossos amigos, você é responsável pela poesia que será pescada. Mande-nos o nome daquele blog cheio de pérolas pelo twitter seguido da Hashteg #pescapoetica ou nos envie esse material por e-mail – contato@poemese.com."

http://www.poemese.com/

 "O poeta goza deste privilégio incomparável: pode a seu capricho ser o mesmo e ser outro."

charles baudelaire

e só pra não dizer que eu não falei de flores...
do mal

femme2 - sebastião salgado

LXXXI - "Spleen"
E quando pesa o céu, tal tampa grave e baça,
No espírito a gemer e em que só o tédio existe,
E do horizonte enfim todo o círculo abraça,
Vertendo um dia negro e mais que as noites triste;
E quando a terra muda em úmida enxovia,
Em que a esperança é assim morcego pelos murros,
Onde sua asa vibra em medrosa agonia,
Roçando a testa por forros os mais impuros;
E quando a chuva alonga estas linhas tamanhas,
Sempre a imitar as grades de vasta cadeia,
E o calado tropel das infames aranhas
Em nosso coração estende a sua teia,
Os sinos se dispõem com loucura a saltar,
Lançando para o céu o seu vagido horrente,
Espírito que vai errante, sem ter lar,
E começa a gemer tão obstinadamente.
...
charles baudelaire
as flores do mal
tradução de jamil almansur haddad

:::e inspira:::

 Eu quis você
E me perdi
Você não viu
E eu não senti
Não acredito nem vou julgar
Você sorriu, ficou e quis me provocar
Quis dar uma volta em todo o mundo
Mas não é bem assim que as coisas são
Seu interesse é só traição
E mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Tua indecência não serve mais
Tão decadente e tanto faz
Quais são as regras? O que ficou?
O seu cinismo essa sedução
Volta pro esgoto baby
Vê se alguém lhe quer
O que ficou é esse modelito da estação passada
Extorsão e drogas demais
Todos já sabem o que você faz
Teu perfume barato, teus truques banais
Você acabou ficando pra trás
Porque mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Volta pro esgoto baby
e vê se alguém lhe quer

flores do mal
renato russo
______________________________________________



Não me atire no mar de solidão
Você tem a faca, o queijo e meu coração nas mãos
Não me retalhe em escândalos
Nem tão pouco cobre o perdão
Deixe que eu cure a ferida dessa louca paixão
Que acabou feito um sonho
Foi o meu inferno, foi o meu descanso
A mesma mão que acaricia, fere e sai furtiva
Faz do amor uma história triste
O bem que você me fez nunca foi real
Da semente mais rica, nasceram flores do mal

flores do mal
frejat/guto goffi


2 comentários:

Poeme-se disse...

Parabéns pela poema e pelo livro.... Trabalho lindo!

Paula Quinaud disse...

muito bom estar com vocês... e ter vocês comigo! obrigada pela visita.